terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Identidade Visual para casamento

O que é Identidade Visual?
Identidade Visual é um conjunto de elementos que caracterizam, no caso, o casamento. Ela é geralmente composta por um monograma ou um símbolo com o nome dos noivos, elementos gráficos (que pode ser um símbolo ou uma estampa) e por uma paleta de cores específica. Criar uma identidade Visual para um casamento nada mais é do que padronizar toda a papelaria (convites, tags, menu e etc) e os outros elementos que compõem o visual da cerimônia e da recepção.


Como fazer a minha? (ou mandar fazer!)
Antes de começar um projeto de Identidade Visual é legal fazer uma listinha como essa:

- O que os noivos gostam? O casamento deve ter a cara dos noivos!

- O que não gostam? Muitas vezes não sabemos bem o que queremos, mas o que não queremos a gente tem certeza, não é?

- O casal gostaria de usar algum símbolo ou somente o nome deles? Uma imagem às vezes fala mais! Mas o casal pode optar por usar somente as iniciais também.

- Qual a personalidade dos dois como casal? É importante lembrar que o casamento é dos dois então é legal ter um estilo do casal, e não um estilo individual (só da noiva não, heim meninas!)

- Qual o estilo do casal? Sóbrio, moderno, clássico, ousado, despojado...

- Quais as cores que devem ser utilizadas? Elas são as mesmas da decoração ou “completam” a decoração? Por exemplo, a decoração será toda em vermelho. Então a papelaria pode abusar do preto, dourado ou prateado... Essas cores casam bem com o vermelho!

- A que horas será o casamento? Casamentos diurnos pedem cores mais alegres e tons pastel, casamentos à noite podem aproveitar para usar qualquer cor, desde que combine com o gosto do casal.

- Onde será o casamento? Campo, praia, salão, chácara, igreja? Cada um pede um elemento diferente, por exemplo: casamentos na praia ficam lindos ilustrados com estelas do mar ou conchas... Já casamentos no campo podem abusar das ilustrações de flores, plantas e pássaros. Os casamentos mais tradicionais, em um salão, podem usar elementos elegantes como arabescos e elementos contemporâneos como listras ou formas geométricas. Mas claro, não existe uma regra para isso, se a noivinha quer usar ilustrações de árvores para seu casamento no salão ela pode! O importante é o casal ficar feliz e satisfeito com sua identidade visual.
E por aí vai, dessa forma é bem mais fácil até para os noivos, entender o que querem!


Onde posso aplicar?
Em todos os elementos gráficos e virtuais do seu casamento! Quais são?
- Site do casal
- Save the date
- Convite
- Convite de padrinhos
- Tags de bem casados e lembrancinhas
- Caixinhas para presentes de padrinhos e pais
- Menu ou cardápio da festa
- Programação ou missal da cerimônia (com nomes dos padrinhos, do padre ou pastor, nomes das músicas e etc)
- Como adesivo na pista de dança ou como luz
- Impresso nas fitas usadas para os presentes ou bem casados
- Na marcação de mesas, se tiver
- No livro de assinaturas ou papéis de recadinhos
- Cartão de agradecimento
E se os noivos quiserem pode ser usado no chá de cozinha ou chá bar.

Abaixo seguem alguns exemplos da Identidade Visual aplicada nos mais diversos itens:

"Uma identidade visual mais clássica, com arabescos e estampas ilustrando convites, o menu e as bandeirinhas decorativas".

Fonte: Brush Printables

"Apesar do uso dos arabescos, essa identidade visual é mais despojada. Reparem que o elemento está na diagonal! O amarelo também ajuda a quebrar um pouco da seriedade".

Fonte: Paper crew

"Olhem quantas possibilidades! As orquídeas verdes nos fazem imaginar que este é um casamento diurno na praia, campo ou chácara. Também não é um casamento muito formal né? Aqui a gente consegue ver diversas aplicações para a identidade visual, desde o convite até a garrafinha e o cd de lembrança com músicas do casamento".

Fonte: My creative wedding

"Um lindo contraste entre o laranja e o azul! Identidade usada nas marcações das mesas, nos menus e nos encartes com o programa da cerimônia".

Fonte: Paper Crew

"Uma Identidade Visual temática. Essa ideia tem crescido muito e também fica linda! Vale lembrar que para não ficar forçado e falso, tem que ter a cara do casal!"

Fonte: Faye & Co

Assinaturas e símbolos


Fonte: Project Wedding


No meu casamento, por ser um casamento em uma chácara e de manhã, escolhemos as cores marrom e rosa, cores não muito tradicionais mas que ficam lindas juntas! O elemento usado na identidade visual foi uma estampa de listras com tons dessas duas cores. A fonte era caligrafada mas sem muitos frufrus, apenas para dar um ar mais tradicional.
Veja a Identidade Visual a identidade que criamos para o nosso casamento!


"Nossa assinatura e a fonte sem muitos frufrus!"



"A identidade aplicada nos nossos cds de lembrança e nas balinhas (com as listras!). Optamos por acompanhar as cores da decoração, como podem ver os bem casados também em marrom e rosa!"

"As balinhas mais de perto!"




"A capa do cd também mais de pertinho, com uma foto do nosso e-session!"


"As caixinhas comprei prontas e acompanhavam as cores da identidade visual. Elas estavam com papeizinhos dentro para recados que seriam pendurados na árvore de recados =) "


"Nosso convite! Como podem ver, a fonte do convite era mais informal e o convite em si com poucos detalhes "mais caros" digamos assim. Dessa forma podemos caracterizar como uma cerimônia e uma festa mais simples, mas sem deixar de lado as tradições. Olha as listras ali em cima!"

Então Identidade Visual para um casamento é isso! Manter um padrão visual em tudo aquilo que faz parte dessa data tão importante! ♥

Texto escrito por mim para o blog Dia do Casamento. Para ver este post lá no blog da Joyce, clique aqui.

14 comentários:

Anita disse...

Uhuuuuuuuu, Camila que post excelente, foi claro nas explicações... excelente nas ilustrações e maravilhoso nas inspirações que vc escolheu para o seu, aliás de extremo bom gosto. Babei... vc aplicou tudo dá forma que eu mais aprecio, teve até árvore de recados???? Parabéns por tudo. Pelo post e pelas escolhas feitas no seu casório. Amei!!!!!!! Bjs

Jully Machado disse...

Mas que lindo!!!
Faz toda a diferença quando se entra numa festa e enocntramos a identidade visual no seu todo.

ADORO pensar como será a minha, pois tenho mil idéias!!!

Parabéns pelas escolhas, ficou tudo lindo!

Bjs

Nay disse...

Mas vc é muito chique hein Cami!!

Sua identidade visual ficou perfeita, já te disse isso, também feita por uma profissional né! =D

Beijinhos Cami!

Unknown disse...

Cá não canso de repetir sua ID ficou perfeita flor, parabéns!!!
Beijossss

Anônimo disse...

Camila, simplesmente A-D-O-R-O seu blog, entro umas 2 vezes por dia pois sei que adora atualizar aqui. rs
Sou apaixonada pelo seu casamento... rs
Você que fez a sua ID???
bjs Tete Sad

Unknown disse...

Nooosa,passar aqui da vontade de casar outra vez,(com o mesmo amor da minha vida claro!) Adoro teus post, exala amor,romântismo,obrigada por compartilhar tanta coisa linda.
bjos Flôr

Anônimo disse...

Olá. Para o meu casamento, escolhi as cores marfim e dourado, vou fazer tudo neste tom (bem casados, lembranças e convites) Mas, por ser num salão a noite, e o salão ser um espaço muito branco, estou na dúvida, já que fui orientada a utilizar cores fortes nas flores da decoração para não ficar muito apagado, só que já comecei a fazer as lembranças em marfim e dourado. O que faço agora? Será que se eu utilizar outras cores nas flores isso irá comprometer a identidade visual do meu casamento? Eu escolhi marfim e dourado por achar chique e elegante e por serem cores neutras (eu não queria escolher uma única cor, então essa foi a saída). Além disso, não gosto de amarelo nem laranja. Socorro, isso está me tirando o sono. Pode me ajudar ou dar alguma dica? Bjs.

Camila S. Carvalho disse...

Oi Camila!!!
Olha, sinceramente eu acho que o salão branco é uma tela esperando para ser pintada, ou seja, qualquer cor ficaria linda!!!!
Olha as fotos desse casamento no blog MFVC,
http://minhafilhavaicasar.blogspot.com/2010/12/mini-wedding-em-sampa.html
é tudo super clarinho e por isso muito romântico e lindo! Eu adoro!!!! =) Um beijo!

Achados de Decoração disse...

Tô gostando de ver sua paixão só aumentar, hein? conheço uma moça que, após o casamento, se transformou em Wedding Planner. Quem sabe, Camilinha..bjs
Carmen
Achados de Decoração

Anônimo disse...

Oi Camila,
Tudo bem?
Primeiro quero parabenizá-la pelo blog, entro todos os dias para pegar dicas para o meu casamento. Adoro todas!!!
Uma das coisas que amei de paixão foram suas caixinhas usadas para deixar recadinho, marrom com rosa. Essas vão ser as cores do meu chá de panela. Gostaria de saber onde vc comprou, sou de Brasília e queria ver se tem como mandar via correio para mim.
Agradeço desde já.
E parabéns de novo.
beijos
Fernanda

Camila S. Carvalho disse...

Oi Fernanda!
Escreve pra mim no meu email! Um beijo!

Anônimo disse...

Oi Camila,
Tudo bem?
Te enviei um e-mail para o gmail, é esse o seu contato??
Desculpe a insistência, é porque simplesmente amei suas caixinhas!
O meu e-mail é nandaraulino@yahoo.com.br
Obrigada de novo pela atenção!
beijos
E um Feliz 2011, cheio de amor e paz!
Fernanda

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá,
Por favor, gostaria de saber qual a fonte utilizada na escrita "Camila e Danilo", estou precisando muito dessa fonte, mas não sei o nome dela.
Obrigado.

Postar um comentário

Olá obrigada pela visita!! Deixe um recadinho que eu adoro! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...